Documentação do Imóvel: consulte para prosseguir com a negociação

No momento de comprar a casa própria muitos são os fatores que devem ser considerados, a relação de documentos pode ser um dos aspectos mais importantes para que a negociação prossiga com sucesso. A fim de revelar a situação do imóvel (se o IPTU e o condomínio estão em dia, por exemplo) os documentos devem ser analisados por profissionais, que vão diagnosticar a situação do “bem”.

Segue lista e importância de documentos indispensáveis na hora de efetuar compra de imóvel:

Documentos do imóvel

Revelam se existem dívidas ligadas ao imóvel e se o mesmo está devidamente registrado.

? Cópia autenticada da escritura definitiva em nome dos vendedores, registrada no Cartório de Registro de Imóveis;

? Certidão negativa vintenária de ônus reais. Este é o documento que mostra todo o histórico do imóvel nos últimos 20 anos e especifica se existe alguma dívida;

? Registro de ações reipersecutórias e alienações (para saber se o imóvel foi vendido informalmente a alguém). O documento é emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis;

? Certidão negativa de impostos expedida pela prefeitura ou cópia do carnê de imposto predial dos últimos cinco anos;

? Cópia autenticada do IPTU do ano, acompanhada de parcelas pagas até a data do negócio, expedida pela prefeitura;

? Averbação da construção junto ao Cartório de Registro de Imóveis;

? Planta do imóvel aprovada pela prefeitura ou croqui com dimensões, assinado pelo engenheiro ou arquiteto com respectivo número do Crea (registro profissional);

? Certidão negativa de débitos condominiais (em caso de apartamento).

Imóvel em inventário

Imóveis deixados de herança para alguém precisam de autorização especial para a venda. Segue lista com documentação necessária para prosseguir a negociação:

? Em casos de menor de idade como herdeiro, é necessária autorização de venda pelo Ministério Público;

? Cópia autenticada do atestado de óbito;

? Cópia autenticada do formal da partilha, documento do qual constam o imóvel e os herdeiros;

? Certidão negativa vintenária de ônus reais.

Contrato de compra de venda

O contrato de compra e venda, deve ser desenvolvido com acompanhamento de advogado especialista na área e deve conter:

? Informações dos compradores e vendedores, como nome completo, RG, CPF, título de eleitoral, profissão e estado civil;

? Valor total do imóvel;

? Forma de pagamento;

? Valor dado como sinal;

? Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas

? Multas envolvidas em caso de rescisão de contrato, atraso na entrega do imóvel ou entrega do imóvel em condições diferentes daquelas conhecidas e negociadas;

? Caso o imóvel seja vendido com alguma mobília, os itens também devem constar do documento.


Voltar Postado às 16:41 do dia 16/10/2013.